sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

LIDERANÇA

    


      A essência da liderança não está no uso do poder e da influência para obtenção de honra e benefício pessoal, mas no comprometimento com a vida e com o ser humano, traduzida em princípios, valores e atitudes que produzam o seu bem-estar e o seu desenvolvimento. Assim sendo, liderança não é o que você faz, mas o que você demonstra ser por meio de suas atitudes.
      Liderar não é mandar, é influenciar e através disto, criar mais líderes. Ser líder requer atitude, determinação.
      Um líder ético, positivo, não faz o que quer, e sim o que precisa ser feito, em prol de um grupo, de uma comunidade ou de toda a sociedade.
     Há quem diz: " Eu não sirvo para ser líder; não sei tomar decisões ". É a mesma coisa quando você vai pra escola pela primeira vez, olha para um livro e diz: " Eu não sei escrever; parece ser difícil, não vou conseguir ". Se você não tiver a ousadia de tentar,  a determinação e força de vontade, não vai conseguir mesmo.
     Todos nós temos tal capacidade, mas é necessário querer, exercer.
     Ignorantes afirmam que, ser líder, é ter poder e autoridade. Não somente. Qualquer um que queira, pode ser líder, inclusive, todos temos a oportunidade de ser. Seja num pequeno grupo na escola, num time de futebol, num coral da Igreja, na comunidade.
   Ser líder, é enxergar o necessitado, e agir em prol dele, mesmo que não seja reconhecido por isso. Estender a mão e fazer com que outras pessoas se espelhem e façam o mesmo por outras. Sendo assim, teremos um mundo de líderes, o que com certeza, fará diferença.
     Mas não se esqueça que, ser líder requer também responsabilidade e bom senso. Boa Sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou?